LOBE GAMBA ADVOGADOS ASSOCIADOS / SS INSTITUCIONAL ÁREAS DE ATUAÇÃO NOTÍCIAS LINKS CONTATO ÁREA RESTRITA
Destaques
Pessoa Jurídica

Exploração de petróleo abre mercado para as micro, pequenas e médias empresas de Blumenau e região.

 

Ter a PETROBRAS como parceira de negócios é uma concreta possibilidade para empresas das regiões do Vale do Itajaí e de Joinville. A Instalação da Unidade Sul da PETROBRAS na cidade de Itajaí está gerando oportunidades de negócios nos mais diversos ramos de indústria e serviços, pois as demandas da cadeia de produção de petróleo e gás são maiores e mais variadas do que normalmente se imagina. Atualmente, empresas que se colocam até no 5º nível de fornecimento de bens e serviços à PETROBRAS podem ser beneficiados com essa parceria.

Para concretizar essa parceria com a PETROBRAS são estabelecidos requisitos e procedimentos que precisam ser conhecidos e cumpridos. A LOBE GAMBA & ADVOGADOS ASSOCIADOS analisa a possibilidade de inserção de empresas na cadeia de produção de petróleo e gás a partir das suas demandas definidas e orienta juridicamente o atendimento aos requisitos para admissão em um mercado que conta com grandes investimentos.

A PETROBRAS avalia seus investimentos na ordem de US$ 220 bilhões, entre 2010 e 2014, e Santa Catarina se firmou como potencial novo foco do mercado petrolífero, já que grande parte dessa demanda será direcionada às compras de bens e serviços de fornecedores nacionais.

A Unidade de exploração de Itajaí será responsável pelo gerenciamento das operações de campos recém descobertos como os de Tiro e Sídon localizados no pós-sal na Bacia de Santos/São Paulo, além de campos nas bacias do Paraná e Rio Grande do Sul.

Com vistas de produção inicial de 10 mil barris de petróleo por dia, a extração de petróleo nos campos de Tiro e Sídon oportunizam às empresas da região a se inserirem na cadeia petrolífera, isto porque a demanda por bens e serviços das empresas locais já é necessária.

O paradigma de exploração atual ainda é o pós-sal, entretanto, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento na exploração do petróleo no pré-sal também atrairão novos negócios para Santa Catarina, já que a ocorrência de reservatórios de petróleo nesta camada também se estende até nosso Estado.

Sua empresa poderá estar entre os fornecedores de bens e serviços do setor petrolífero, além de realizar grandes negócios com outras empresas da área. O escritório LOBE GAMBA & ADVOGADOS ASSOCIADOS está preparado para auxiliá-lo nessa inserção.

Nosso objetivo é introduzir as empresas da região do vale do Itajaí e de Joinville na rota de potenciais fornecedores da cadeia de petróleo e gás, negócio que tem sido impulsionador de inúmeros setores, a exemplo do metal-mecânico, eletro-eletrônico, químico, tecnologia da informação, serviços gerais, entre outros, com impactos positivos no desenvolvimento de municípios e estados.

Esta é a oportunidade de sua empresa aumentar o portfólio de serviços e expandir o mercado de seus produtos, realizando parcerias com empresas que já estão insertas na cadeia petróleo e gás.

Diversas empresas de Blumenau já integram a lista de fornecedores, realizam negócios e incrementam sua receita sua receita. Na última feira multissetorial de petróleo e gás ocorrida na cidade de Itajaí, realizada em parceria com o SEBRAE, houveram exposições de empresas blumenauenses dos mais variados setores, tais como químico, setor de identificação, metal-mecânico, entre outros. Essas empresas além de realizarem negócios com os agentes da PETROBRAS, ainda firmaram parcerias entre si.

PROMINP

Segundo Marco Antonio Ferreira, consultor da coordenação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), um estudo de 2010 indica que a demanda de mão de obra da indústria de petróleo até 2014 será de pelo menos 212 mil vagas de emprego.

O Prominp é um programa do governo federal criado para treinar trabalhadores para atuarem no setor de petróleo e gás natural. Ferreira explicou que a coordenação do programa levanta os investimentos programados e estima quantos trabalhadores serão necessários para que os projetos sejam executados.

Quando a demanda é detectada, o Prominp promove cursos de qualificação que treinam os trabalhadores para que estejam aptos a trabalhar nos projetos programados. De acordo com Ferreira, 78 mil trabalhadores já foram qualificados desde 2006. Número que deve aumentar por causa do desenvolvimento da cadeia do petróleo.

SETORES DE POTENCIAIS FORNECEDORES

As empresas fornecedoras da cadeia produtiva do petróleo e gás pertencem a múltiplos setores, tais como:

- Metal-mecânica (usinagem, calderaria, soldagem);
- Eletroeletrônica (motores, circuitos e painéis elétricos);
- Hidráulico (sistemas, bombas, válvulas);
- Pneumático (sistemas, bombas, válvulas);
- Manutenção industrial;
- Engenharia, (projeto, construção e montagem);
- Refrigeração (manutenção, projeto, montagem);
- Químicos e tratamento de água;
- Equipamentos de segurança;
- Tratamento térmico;
- Informática e TI (Tecnologia da Informação);
- Serviços gerais (alimentação, segurança, limpeza, etc.);
- Têxtil;
- Entre outros.

Nosso escritório pode preparar a sua empresa para se inserir neste setor, que promete trazer visibilidade de seus negócios e elevar seu patamar para nível nacional. Uma oportunidade única para as empresas prospectarem ótimos negócios em tempo recorde.

Preparamos e auxiliamos a sua empresa para obtenção do CRCC (Certificado de Registro e Classificação Cadastral), para que ela se torne uma fornecedora de produtos e serviços à PETROBRAS e participe das feiras de negócios da região, a feira multissetorial de Petróleo e Gás em 2012 ocorrerá entre os dias 07 e 10 de agosto em Itajaí/SC.

Seja qual for seu ramo de atuação, entre em contato conosco e solicite uma visita.

Blumenau

Rua 7 de Setembro, 1574 - Sala 51 - Centro
Blumenau / SC - CEP 89010-202
Fone/Fax (47) 3326-9544

Joinville

Rua Princesa Isabel, 238 - Conj. 305-306 - Centro
Joinville / SC - CEP 89201-904
Fone/Fax (47) 3433-2646